O Conselho



O Conselho de uma Unidade de Conservação (UC) é um fórum de discussão, negociação e gestão da UC e sua área de influência, para tratar de questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e políticas. 

Ele é constituído formalmente e vinculado à estrutura de gestão da UC. A Lei do SNUC (Lei no. 9.985, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza) esta­belece que as Unidades de Conservação sejam administradas em conjunto com os seus Conse­lhos gestores, proporcionando maior interação e participação da sociedade.

Conselho Consultivo do Parque do Pau Brasil é um grupo formado por representantes da comunidade, órgãos públicos, privados, ong(s) e instituições de ensino e pesquisa que possuem interesse ou são afetados direta ou indiretamente pela existência do parque.

Os conselheiros auxiliam na definição dos rumos da gestão administrativa do parque descentralizando e democratizando decisões e assim tornando-o mais identificado com toda a região do entorno.

Eles também apresentam os interesses, anseios e dificuldades do entorno para conciliar com os rumos do parque a fim de buscar um desenvolvimento integrado bem como retornar para as comunidades e instituições de origem as decisões tomadas com vistas a sua implementação.

Conselho do Parque Pau Brasil foi criado em abril de 2005,através da Portaria nº 53 de agosto de 2015 e teve sua composição renovada em 2014, através da publicação da Portaria nº 18 de fevereiro de 2014.

Atualmente sua composição é de 21 conselheiros.

A estrutura organizacional do conselho é composta por: plenária, presidência, secretaria executiva e grupos de trabalho. Com a atuação permanente deste conselho, ganha a unidade de conservação ao contemplar a realização de seus objetivos com a preservação e conservação da natureza.